quinta-feira

Reconstruindo as muralhas de Jerusalém

Quem de nós já não passou por um momento de desolação? Quem não passou por dificuldades tamanhas a ponto de perder o chão e ficar totalmente perdido? Quem já se encontrou no fundo do poço e não viu mais sentido na vida? E quem já se sentiu destruído, acabado, em ruínas, desgastado pelas lutas, batalhas, vitórias e derrotas?
Diante disso temos duas notícias, uma ruim e uma boa... A ruim é que se você não passou ainda, fique tranquilo que um dia ou outro vai ter que passar. E a boa é que independente do que tivermos que passar, sempre vai haver um Deus ao nosso lado, que nos acompanha, que cuida de nós, que nos levantará sempre que cairmos, que nos ajudará a passar pelo buraco que for, pela tribulação e o que quer que seja.
DEUS NUNCA VAI NOS ABANDONAR E SEMPRE VAI ESTAR PRONTO PARA ESTENDER A MÃO E NOS RESGATAR DE ONDE QUER QUE ESTEJAMOS. BASTA CONFIAR NELE! E ELE CONTINUA FIEL MESMO SE SOMOS INFIÉIS E DESONESTOS COM SEU AMOR. ELE NÃO CANSA DE AMAR!
Depois de dois meses que ficamos sem postagens, voltamos a mil por hora. E pegamos o fio da meada, isto é, o ponto onde Deus tinha nos inspirado a continuar nossa caminhada espiritual. Essa é a direção e o chamado de Deus para esse blog e para a vida dos pobres escritores que ele escolheu.
Se você ainda não ouviu falar da história de Neemias e Esdras na Bíblia, vamos dar uma breve passada na vida desses dois personagens, cujos livros estão no antigo testamento e que foram chamados por Deus quando a cidade santa, Jerusalém, tinha sido devastada e seus muros deitados por terra após o exílio do povo de Deus na Babilônia. 
Sobretudo vamos focar em Neemias que foi inspirado por Deus a enxergar a realidade da sua terra natal e tomar a firme resolução de reconstruir seus muros. É essa a mensagem que vamos trazer para a nossa vida e nos apropriar da graça da restauração que o Senhor quer derramar sobre todos nós que fomos destruídos pelos inimigos e precisamos ser reconstruídos!
Por isso recomendamos que antes de entrar de cabeça especificamente nessa postagem, você pare um momento, faça uma reflexão olhando para dentro de si e tente ver o que está destruído dentro de você; o que foi roubado, o que desmoronou, o que está danificado, seja física, psíquica ou espiritualmente, porque hoje queremos suplicar  juntos que Deus derrame uma unção de restauração sobre nós para edificar nosso ser na rocha que é Jesus.
Nesse mês de Maio que a Igreja Católica dedica a Virgem Maria (acesse as postagens sobre Nossa Senhora clicando aqui) pedimos sua intercessão para colher os frutos dessa postagem para que impacte a nossa vida:
'Mãe de Deus e nossa que estivestes aos pés da cruz de Jesus, ajuda-nos a nos levantar da miséria que estamos postos e vem com Jesus para restaurar o nosso ser, para edificar mais uma vez a nossa vida, para reconstruir os muros do amor a nós, aos outros e a Deus, do reconhecimento do nosso valor e da vida que somos chamados a viver. Com os homens da terra e com os anjos da céu queremos rezar - Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. Rogai por nós, ó santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!'
Na realidade da vida humana é bem mais fácil destruir algo do que reconstruir. Na vida espiritual é muito mais fácil desistir de Deus do que se levantar depois de uma queda feia. Mas não somos chamados a desistir de Deus porque ele nunca desiste de nós (lembra da última postagem?) e a retomar sempre o ânimo para voltar a luta de ser de Deus até o último suspiro, pois Jó já nos ensinava que a vida do homem sobre a face da terra é uma luta (cf. Jó 7,1).
O autor da carta aos Hebreus nos dá o conselho mais feliz para nos motivar:
"Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s). Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para a nossa salvação!" (Hb 10,32-39)
Essa luta, que sabemos que travamos contra os nossos três inimigos (conforme aprendemos nas postagens sobre batalha espiritual que você pode acessar clicando aqui) muitas vezes nos deixam totalmente desgastados e não dá tempo de retomar as energias, restaurar as forças antes do próximo combate. Esse é o segredo pelo qual muitas vezes chegamos ao ponto de perder a torre de vigia, ficar sem defesa, vulneráveis a perder e entregar os pontos diante de qualquer probleminha que enfrentamos.
Na história do povo de Deus, pelos diversos pecados dos reis que transbordaram a taça da cólera de Deus, o povo foi levado escravo para a Babilônia, a cidade santa foi devastada, o santuário extorquido, os muros destruídos e os poucos que ficaram se corromperam, casaram-se com mulheres pagãs e a lei que Deus tinha dado a Moisés para instaurar sua aliança com o povo, havia sido esquecida.
Ao saber disso, Neemias, que era um governador, amigo do rei da Babilônia na época (Artaxerxer I), ficou profundamente triste, fez jejum e orou profundamente ao Senhor. Então pediu autorização ao rei para reconstruir a cidade onde seus pais haviam sido enterrados. Obteve não só autorização do rei mas também ofício para ter ajuda de outros governadores.
Durante três dias Neemias viu de perto a situação que estava a cidade e aguardou o momento certo para proclamar o que Deus tinha lhe inspirado a fazer.
"Os magistrados ignoravam onde eu tinha ido e o que queria fazer. Até aquele momento, eu nada havia deixado transparecer, nem aos Judeus, nem aos sacerdotes, nem aos homens importantes, nem aos magistrados, nem às demais pessoas do povo que se ocupavam dos trabalhos. Disse-lhes então: Vede a miséria que estamos; Jerusalém devastada, suas portas consumidas pelo fogo! Vinde; reconstruamos as muralhas da cidade e ponhamos termo a esta humilhante situação. Contei-lhes em seguida como a mão de meu Deus me favorecera e narrei-lhes tudo o que dissera o rei. Gritaram todos: Vamos! Reconstruamos! E com coragem puseram-se a trabalhar nessa boa obra. Quando Sanabalat, o horonita, Tobias, o servo amonita, e Gossem, o árabe, souberam disso, zombaram de nós e diziam num tom de desprezo: Que estais fazendo? Quereis revoltar-vos contra o rei? Respondi-lhes: O próprio Deus do céu é quem nos fará triunfar. Nós somos seus servos, e vamos reconstruir. Quanto a vós, não tendes parte, nem direito, nem lembrança em Jerusalém". (Ne 2,16-20)
Que coragem! Que audácia! Que valentia! Que sabedoria! Que unção desse homem que soube ouvir a voz de Deus e aplicar na realidade o que Deus lhe inspirou a fazer! A verdade é que nada pode deter um homem que faz a vontade de Deus! Podem colocar medo, podem fazer ameaças, podem fazer o que quiserem mas quando Deus tem uma obra a realizar, ele realiza e não há nada que possa impedi-lo de agir. Creiam nisso irmãos e irmãs!
"Sou eu quem predisse e salvei, e não um deus estranho entre vós. Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, eu sou Deus desde toda a eternidade. Ninguém poderia escapar de minha mão; quando executo, quem poderia destruir minha obra?" (Is 43,12-13)
DEUS É QUEM FALA QUE AGE, QUE EXECUTA A OBRA E QUE NADA PODE IMPEDI-LO. ISSO É UMA PROFECIA PARA A MINHA E A SUA VIDA: DEUS VAI REERGUER AS MURALHAS DE JERUSALÉM, AS ESTRUTURAS DA NOSSA VIDA E SEREMOS FORTALECIDOS NO SEU AMOR E SUA GRAÇA, PORQUE ELE É DEUS E SOMOS SEUS SERVOS! ALELUIA!
Qualquer coisa que um homem faça sozinho pode ser bom ou ruim, mas quando é feito com Deus, por Deus e em Deus é perfeito. Por isso que (para resumir a história de Neemias) a cidade foi reconstruída, as muralhas levantadas, a lei de Moisés encontrada e proclamada para todo o povo. Nesse ponto, a história de Esdras se cruza com a de Neemias e é esse que vai ajudar o povo a entender o sentido das escrituras juntamente com os outros mestres da lei, alguns levitas. Após a reconstrução das portas da cidade santa era necessário instaurar a regra da religião que os mantivesse firmes com o Senhor para que o pior não acontecesse novamente.
Esdras era da descendência de Arão, portanto sacerdote, e da escola religiosa dos escribas, portanto mestre da lei e conhecedor da lei de Moisés. Foi ele que fez a proclamação da leitura diante de todo o povo de Jerusalém convocando-os ao arrependimento, à mudança de costumes, à conversão e à aderir aos mandamentos do Senhor.
"Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender. Todos escutavam atentamente a leitura. Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei. Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força. Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais. E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas". (Ne 8,1-3.8-12)
A realidade é que Deus consagrou um povo e fez com ele uma aliança prometendo-lhes a terra que jorraria leite e mel. Quando depois de muito tempo esse povo de cabeça dura chegou a terra santa, escolheram reis para governa-los. Deus sempre esteve presente e acompanhando o povo, protegendo-os dos inimigos e garantindo-lhes a posteridade feliz e sua benção.
Quando os reis pecaram demais e insultaram a Deus mesmo conhecendo sua vontade, ele permitiu que o povo fosse levado como escravo e a cidade da promessa fosse devastada. As muralhas que cercavam a cidade garantiam a proteção contra os inimigos e havia uma torre de vigia acima dos muros onde guardas ficavam de prontidão para deixar entrar ou negar entrada aos inimigos.
Agora vamos traduzir tudo isso para a nossa realidade. Deus nos fez com suas próprias mãos, soprou em nós o sopro da vida e nos deu uma alma, uma vida, um coração que é nosso sacrário inviolável onde Deus mora dentro de nós. É de onde nos fala, a voz da consciência que muitos conhecem.
Deus nos deu a dignidade de pelo batismo nos tornarmos seus filhos adotivos (cf. 1Jo 3,1) e nos fez renascer para a vida da graça, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Cristo e do poder do Espírito Santo que repousa sobre nós.
O Senhor fez uma aliança conosco no nosso batismo e nos cercou com as muralhas da verdade de que somos preciosos a seus olhos, do preço que valemos, de que temos que nos amar, amar aos outros e amar a Deus. É para isso que fomos feitos. Isso nos dá segurança, auto-estima, sabedoria, chão onde nos firmamos. Cremos que você está entendendo, certo?!
Nós somos a cidade santa de Deus, a nova Jerusalém, membros do corpo místico de Cristo, sua esposa imaculada, a Igreja Católica! Amém? Deus nos revestiu com sua graça e nos cercou de amor e carinho para nos proteger dos inimigos e instaurou uma lei irrevogável de vida e de santidade dentro de  nós que não pode e não deve ser violada.
Mas satanás, o orgulhoso que era anjo e se transformou em demônio (você pode saber mais sobre ele clicando aqui), não se alegra com isso e vive a nos atacar, vive ao nosso redor como um leão que ruge buscando a quem devorar (cf. 1Pd 5,8). Mas ele age através das sugestões que implementou no mundo, através da rejeição da lei de Deus e da instauração de uma lei falsa.
"Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo". (1Jo 2,14-15)
Através disso e dos seus efeitos e consequências em nossa vida, que se segue numa lista que não cabe aqui, fomos devastados. Muitos de nós deixou de crer nas verdades de Deus, deixou de crer no valor que tem e colocou seu valor nas coisas. Muitos de nós ficou muito tempo fora de si por não se conhecer, nem conhecer a Deus verdadeiramente, abandonou a torre de vigia e as coisas do mundo devastaram nossa dignidade. Fomos destruídos!
As muralhas de proteção que Deus havia nos dado caíram por terra. As coisas más do mundo e do demônio pode ser que hoje tenham livre acesso nas nossas vidas. Entram e saem, devastam e fazem morada dentro de nós, fazendo-nos a pessoa que não somos.
Não somos maus, não somos egoístas, não somos pessoas odiosas, não somos falsos, não somos infiéis, não somos ingratos, não somos fingidos, não somos podres, não somos sepulcros caiados, não somos assassinos, ladrões, estupradores, traficantes, drogados, bêbados, prostitutos e prostituídos, cheios de revolta, solidão, tristeza e morte... Ou pelo menos não fomos feitos para ser isso!
Nos tornamos isso porque as muralhas do nosso coração foram arrombadas, nossa cidade interior foi destruída, a lei da verdade que habita em nós foi escondida e instauraram uma lei falsa na nossa consciência com a voz do mundo que manda em nós e a que somos submetidos hoje como escravos.
O QUE PRECISAMOS FAZER ENTÃO? ORAR, JEJUAR E SUPLICAR A DEUS A GRAÇA DA RESTAURAÇÃO PARA QUE SEJAM LEVANTADOS NOVAMENTE AS MURALHAS DENTRO DE NÓS QUE NOS PROTEGIAM DOS MALES QUE HOJE NOS AFLIGEM TANTO! PRECISAMOS DESSA PALAVRA DE ÂNIMO DE NEEMIAS: VINDE, RECONSTRUAMOS AS MURALHAS E PONHAMOS TERMO A ESSA HUMILHANTE SITUAÇÃO!
Neemias andou durante três dias por toda a cidade, elaborou um plano de restauração e com a ajuda de muitas pessoas, passando por tribulações diversas enquanto estava reconstruindo, elevou as muralhas em 52 dias. Para nós não será muito diferente...
Precisaremos de ajuda, mas ajuda certa e quanto mais melhor! Precisaremos de um sacerdote para nos ajudar (como um diretor espiritual) ou pessoas de Deus que confiamos, para nos ajudar a instaurar a verdadeira lei da vida dentro de nós novamente. Precisaremos da Igreja, da participação ativa nos sacramentos que são fontes de santificação. Precisaremos nos converter e deixar que a Palavra de Deus transforme todo o nosso ser.
A palavra de São Paulo aos Romanos precisa se cumprir em nossa vida:
"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". (Rm 12,1-2)
Nós temos as armas em nossas mãos! Auxiliados pelo Espírito de Deus que impulsionou Neemias, Esdras e o povo de Deus a reconstruir as muralhas da cidade santa, vamos pedir que esse mesmo Espírito venha sobre nós para nos impulsionar nessa boa obra:
"E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo". (Jo 16,8)
"Espírito de Deus... Amado consolador, força dos fracos, luz nas trevas, vida na morte, esperança dos aflitos, sublime ajudador da Igreja de Deus, nesse momento, unido a essa mesma Igreja que se prepara para celebrar a sua festa, a festa de Pentecostes, quero me render à sua ação miraculosa e pedir que sopre um vento de motivação, de ânimo, de coragem e de força sobre mim nesse momento. 
Primeiramente peço-te a graça de poder enxergar a miséria que estou posto Senhor. Quanto já perdi nessa caminhada. Meus olhos já não brilham mais, meu coração não pulsa do desejo de encontrar-me com Deus, minha alma não rejubila em sua presença. Estou numa monotonia, numa rotina que me inquieta porque não consigo mais crer como antes. Não consigo mais me entregar a Deus como fazia. Não consigo ficar na presença do Senhor sem me contaminar com o pecado, com a pornografia, com a prostituição, com a sexualidade desordenada, com tantas ideias e incentivos na minha cabeça para abandonar a luta pela pureza, com essa falsa lei dentro de mim que diz que é o que o meu corpo precisa...
Com esses apelos a voltar a vida de pecados, de baladas, festas, bebedeiras, drogas, entorpecentes e parar de lutar a toa! Mas tu que nos convences a respeito do pecado, vem instaurar novamente em mim o temor de Deus, a sabedoria de escolher pelo bom caminho. 
Ahhh, Espírito Santo! Tantas vezes tenho tentado viver a euforia do mundo, tenho me iludido com as paixões da carne, com a concupiscência dos olhos e com a soberba da vida. Essa ilusão de que vou ser mais feliz quando tiver mais dinheiro, quando acumular mais bens, quando puder fazer o que eu quero, na hora e do jeito que eu quero que me fazem escravo do pecado. 
Senhor, as muralhas do meu coração foram destruídas. Não enxergo mais valor em mim mesmo, acho que sou qualquer um; não valho nada. Por isso fico tentando fazer as pessoas gostarem de mim pelo que tenho ou que posso fazer mas não pelo que sou. A verdade é que eu não sei mais quem eu sou.
Vem Espírito da verdade me encher com tua luz e tirar toda cegueira dos meus olhos. Vem abrir meu coração e devolver a sensibilidade de ser humano que sou. Não sou essa máquina como o computador ou o celular que tomam tanto do meu tempo. Sou humano e tenho um coração que foi feito para amar. 
Que a alegria do Senhor seja a minha força, eu tomo posse das verdadeiras emoções, dos verdadeiros sentidos, dos verdadeiros sentimentos que vem do Senhor e que o Senhor me fez para sentir.
Pelo teu poder vem agora expulsar esses sentimentos de ódio, mágoas, traumas, vícios, ressentimento, falta de perdão e maldade dentro de mim. Eu não fui feito para isso. Eu não quero mais isso em minha vida, eu renuncio a tudo isso pelo poder do nome de Jesus. Coloco todo esse mal aos pés da cruz e dou liberdade para que renoves o meu ser agora Espírito de amor.
Vem encher minha vida, meus pensamentos, vem tocar meus sentidos, vem incendiar meu espírito e santificar todas as áreas da minha vida: afetiva, espiritual, social, moral, financeira. Quero me deixar moldar por ti e ouvir tua voz de ordem dentro de mim: RECONSTRÓI!!!
Aleluia! Tomo posse e quero entrar nessa luta para reconstruir o bem, o amor, a graça, a unção, a pureza, a santidade e a disposição de fazer a tua vontade em mim que foram roubadas e destruídas. Agora Senhor quero ser feliz. Me decido por ti e quero me descobrir em ti e te descobrir em mim. Guia minha vida e me ensina a viver de uma forma que te agrade, pois independente do tempo que demorar para levantar essas muralhas, creio que o Senhor não começa uma obra e a deixa inacabada assim como nada pode parar a tua ação.
Glórias ao teu nome Jesus! Louvado seja para sempre. A ti todo louvor, honra, glória e adoração. Exaltado sejas tu Espírito de Deus que me toca e começa uma obra nova em minha vida nesse momento. Amém Pai, obrigado por agires em minha vida e me dar a oportunidade de recomeçar em ti, de uma forma nova, para renovar o fervor e o ardor de te servir. Obrigado pelo teu amor! Amém!"
Com Adriana Arydes vamos seguir nessa jornada confiantes e com a certeza de cada um vai estar "Revestido pela fé".
Que a alegria do Senhor seja a nossa força e com a Toca de Assis que seja a "Alegria da minha juventude".
Com Juninho Cassimiro vamos buscar viver uma vida que agrade a Deus, fazendo mais por ele com a canção "O que me rouba de ti".
"Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Que o Senhor te escute no dia da provação, e te proteja o nome do Deus de Jacó. Do seu santuário ele te socorra, e de Sião ele te sustente. Lembre-se de tuas ofertas, e aceite os teus sacrifícios. Conceda-te o que teu coração anela, e realize todos os teus desejos. Possamos nós alegrar-nos com tua vitória e levantar as bandeiras em nome de nosso Deus. Sim, que o Senhor realize todos os teus pedidos. Já sei que o Senhor reservou a vitória para seu ungido, e o ouviu do alto de seu santuário pelo poder de seu braço vencedor. Uns põem sua força nos carros, outros no cavalos. Nós, porém, a temos em nome do Senhor, nosso Deus. Eles fraquejaram e foram vencidos, mas nós, de pé, continuamos firmes." (Sl 19,1-9)

Que levantemos as bandeiras em nome do Senhor porque a vitória é nossa. O mundo pode parecer tentador e difícil não se entregar aos seus caprichos mas não pertencemos a esse mundo, como não pertencemos aos valores perniciosos dessa estrutura de pecados que enfrentamos todos os dias. A certeza que nos resta é que as muralhas serão reconstruídas, a graça nos sustentará e nos encontraremos no céu. Enquanto isso, vamos já vivendo o céu aqui na terra pois já estamos com o Senhor do céu e da terra ao nosso lado.

Que Deus nos abençoe e nos dê coragem para não desistir nesse processo de reconstrução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...