quinta-feira

Sob o domínio do maligno

"A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse à mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim? A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais. Oh, não - tornou a serpente - vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal." (Gn 3,1-5)
Amados irmãos e irmãs em nosso Senhor Jesus Cristo, veja que audácia e que astúcia da maldita serpente, da qual satanás se apropriou para atrair os olhos da primeira mulher que existiu para longe de Deus. E quando eu e você tiramos os olhos de Deus, as maiores desgraças acontecem em nossa vida.
Santa Catarina de Sena dizia que todo o mal provém de tirarmos os olhos de Deus ou de não fixarmos os nossos olhos nele. Santo Tomás de Aquino dizia que quando nos aproximamos de Deus, nos afastamos das coisas terrenas e que quando nos aproximamos das coisas terrenas, nos afastamos de Deus.
Essa antiga serpente, que sabemos que é o maligno, não foi seduzir o homem. Por que? Porque talvez o homem não teria a ingenuidade de ouvir uma cobra falando. Talvez o hom/em pensaria antes de ouvir um animal falando e ainda dando conselhos para desconsiderar o que o próprio Deus disse. Aliás, por ser astuta ela foi seduzir primeiro a mulher, para então chegar ao homem. Isso significa que o demônio sabe o que faz e sabe como nos seduzir, sendo homem ou mulher. É por esse motivo que temos que estar atentos com os olhos abertos!
A serpente disse que a mulher que se ela desobedecesse a Deus e comesse do fruto da única árvore que Deus proibiu de comer seus olhos se abririam... 
MAS FOI EXATAMENTE O CONTRÁRIO QUE ACONTECEU, É E SEMPRE SERÁ ASSIM! QUANDO O DEMÔNIO TENTA NOS SEDUZIR, ELE SEMPRE VAI CEGAR NOSSOS OLHOS PARA A VERDADE DE DEUS; NOS FAZER SURDOS PARA OUVIR O QUE DEUS PEDE; MUDOS AO QUE ESSA VERDADE NOS CHAMA A PROCLAMAR E INSENSÍVEIS AO DEUS DE VERDADE, QUE É A PRÓPRIA VERDADE! FORA DELE TUDO É MENTIRA!
Aliás, São João proclamou em seu Evangelho com toda autoridade e verdade o que Jesus ensinou sobre o demônio:
"Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8,44b)
Portanto, nunca, nunca, nunca o demônio vai falar a verdade. É ele quem inspira a política de esquerda no país (que não tem nada a ver com nosso tema, mas é verdade). Todos esses liberais e progressistas podem tomar posse do que Jesus disse na parte "a" desse versículo 44: "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai."
Foi ele que teve a ideia revolucionária de não aceitar se prostrar a um Deus que viria se encarnar no seio de uma virgem - a Santíssima Maria (cujas postagens sobre ela você pode acessar clicando aqui - nesse ano mariano, e especialmente nesse mês de Maio, dedicado a Nossa Senhora, vamos refletir sobre essa mulher extraordinária) e por isso foi expulso do paraíso e levou 1/3 dos anjos com ele nessa loucura.
Depois assumiu a serpente para seduzir a mulher, talvez com a ideia de tentar corromper o gênero humano feminino para que não houvesse meios da Virgem Maria ser concebida e gerar o Filho de Deus.
DESDE O PRINCÍPIO O DEMÔNIO TENTOU E TENTA ACABAR COM OS PLANOS DE FELICIDADE E VIDA PLENA PARA O SER HUMANO QUE O CRIADOR ESTABELECEU.
"Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação". (Sb 1,13-14a)
"Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão." (Sb 2,24)
"O ladrão (o demônio) não vem senão para furtar, matar e destruir." (Jo 10,10a)
Portanto, vamos parar de ser tolos e dar ouvidos as sugestões malignas e tentações que nos são propostas, sabendo que o principal objetivo de tudo isso é nos fazer afastar de Deus. Vamos imitar a Santíssima Virgem Maria e não tirar nossos olhos de Deus, nem no sofrimento, diante da cruz, pois é olhando para o nosso Senhor que vamos ser livres e libertos de todo mal, se é que queremos sair do esquema de dominío do maligno.
Aproveitando que hoje é um dia que a Igreja relembra de forma especial como sendo a Instituição da Eucaristia, vamos de música com Eugênio Jorge cantar, rezar e deixar que essa luz eucaristica do nosso Senhor Jesus Cristo ilumine todas as trevas que há em nós ao som de Não fixeis os olhos.
Queridos e queridas, sabemos que os santos e patriarcas da Santa Igreja Católica ensinam que não temos alegria alguma em falar de satanás (embora alguns protestantes parece que sentem prazer em falar do demônio). Não temos prazer algum em falar dele e das coisas das trevas, mas precisamos falar para instruir e jogar luz onde há treva para não cairmos como a ingênua Eva.
"Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se maniesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levante-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Is 26,19; 60,1)!" (Ef 5,10-14)
Assim como quando entramos no nosso quarto a noite e está tudo escuro, quando apertamos o interruptor da luz (pelo fato de estar tudo pronto e automático, talvez não percebamos o que acontece) a luz ilumina tudo o que estava escuro e podemos ver com clareza no mundo humano e físico, a mesma coisa acontece no mundo espiritual: quando a luz de Deus vem, toda treva é dissipada.
Tendo esclarecido isso, vamos de cabeça ao tema central dessa postagem que é para abrir nossos olhos a realidade do marcador que vamos refletir hoje e te convidamos a acessar os temas anteriores sobre esse mesmo tema: Batalha Espiritual.
"Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. Sabemos que somos de Deus, e que o o mundo todo jaz sob o Maligno." (1Jo 5,18-19)
VEJA QUE COISA SÉRIA E QUE TALVEZ NUNCA TENHAMOS PENSADO ANTES: SOMOS DE DEUS E O MUNDO TODO JAZ SOB O MALIGNO! POR ISSO NÃO DEVEMOS NOS ASSUSTAR QUANDO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DISSE:
"No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." (Jo 16,33b)
E também disse diante de Pilatos:
"O meu Reino não é deste mundo." (Jo 18,36)
Até hoje, por qual motivo você acha que o Salvador da humanidade disse que no mundo teríamos aflições? Que tipo de aflições Jesus se referia quando disse isso? Por que ele disse que o Reino dele não é desse mundo? Para deixar algumas coisas mais claras, convidamos você a acessar a postagem sobre o mundo (clique aqui).
Pois bem meus irmãos, aqui podemos também esclarecer o título desse blog e dizer que nosso objetivo não é estabelecer o Céu na Terra, uma vez que esse título foi inspirado em São João Paulo II que faz referência ao mistério da Santa Missa (por isso que as postagens geralmente são feitas na Quinta-Feira). Não queremos de forma alguma o reino da terra ou o reino na terra, mas esperamos a volta de Cristo, onde esse mundo (que jaz sob o domínio do Maligno) passará e haverá novos céus e uma nova terra. NOSSA ESPERANÇA É O REINO DOS CÉUS!
Pois bem, o mundo é cheio de aflições. Mas essas aflições são mais rigorosas, intensas e pesadas para aqueles que são de Deus. Porque o Reino de Cristo não é desse mundo e ele não queria instaurar nenhum reino de fraternidade coisa nenhuma, ele queria é preparar para nós um lugar no céu. Diante de todas essas aflições e desgraças, Jesus nos pediu para não se perturbar...
"Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito: pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais." (Jo 14,1-3)
Então, o nosso foco é o Céu (acesse as postagens sobre o céu, clicando aqui), mas queremos refletir sobre esse breve momento que estamos aqui na terra. E para que estamos aqui? Para vencermos como nosso Mestre, Rei e Senhor venceu.
Ele, sendo mestre, foi perseguido e se somos seus discípulos, também vamos ser perseguidos. Ele sofreu no mundo, e também vamos sofrer.
"Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós." (Jo 15,18)
Mas se permanecermos com ele vamos alcançar sua vitória em nossa vida e chegar ao glorioso Céu. Mas nessa passagem, vamos sofrer um pouquinho:
"Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de MUITAS TRIBULAÇÕES." (At 14,22)
Essa linguagem que o grande apóstolo São Lucas utizava no livro dos Atos dos Apóstolos não é a mesma linguagem adocicada e mentirosa que muitos servos do demônio utilizam hoje em dia quando vão falar do céu e das coisas de Deus. Ele escreveu a verdade, e sua palavra não poderia ser outra, pois está a serviço do Senhor dos Senhores.
VAMOS TER QUE ENTRAR NO REINO DE DEUS POR MEIO DE MUITAS TRIBULAÇÕES! VOCÊ ACHA QUE SOFRE TRIBULAÇÕES EM SUA VIDA DE FÉ? VOCÊ ACHA QUE SOFRE TENTAÇÕES? VOCÊ ACHA QUE TEM MUITAS AFLIÇÕES? ENTÃO TEMOS DUAS NOTÍCIAS PARA VOCÊ: A PRIMEIRA É QUE VOCÊ DÊ GRAÇAS A DEUS POR TUDO ISSO; E A SEGUNDA É QUE ISSO AINDA NÃO É NADA, VAI TER MUITO MAIS!
Vivemos num mundo que está sob o domínio do Maligno. São João utiliza a palavra JAZ! Ou seja, um mundo que está morto! Um mundo cheio de morte, porque quem rege e controla o mundo, as coisas do mundo, a moda, as coisas que fazem sucesso, as leis, as regras da vida mundana, como você viver, que controla o comportamento social e diz o que é certo e o que é errado, é o próprio Maligno!
A mesma serpente que enganou Eva, e através de Eva, seduziu Adão, no paraíso, está por aí solta no mundo, fazendo guerra contra a descendência da Nova Eva (Maria Santíssima) e vomitando um mar de imundícies contra os que são de Deus (cf. Ap 12,15ss).
Diante de tudo isso, quantos cristãos querem ainda se adaptar aos gostos e valores do mundo? Quanta idiotice! Quanta babaquice! Diante de tudo isso, por que muitas vezes a Igreja (ou aqueles que estão a frente e representando a Santa Igreja) querem se adaptar ao mundo e falar uma linguagem mundana? Ora, Deus vê a boa vontade das pessoas que fazem isso querendo resgatar os filhos de Deus perdidos e iludidos nos prazeres do mundo. Mas a Igreja é chamada a ser representante das coisas do céu e não das coisas da terra.
"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes." (Cl 3,1-6)
Esse mesmo São Paulo que escreveu a comunidade dos Colossenses, instruindo-os a se desmundanizar, é o mesmo que se referiu a essa batalha espiritual na carta aos Efésios (6,12) dizendo que não lutamos contra homens de carne e sangue, mas contra os demônios. Mas para lutar contra os demônios, não podemos ser mundanos.
Aliás, Paulo instruiu a comunidade de Corinto, e a todos os seguidores de Cristo que temos que viver no mundo mas como se não fossemos do mundo. Por esse motivo é que Jesus disse:
"Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia." (Jo 15,19)
POR ISSO ESSA HISTÓRIA DE QUERER FICAR AGRADANDO O MUNDO É DO DEMÔNIO! QUEM É CRISTÃO TEM QUE ESTAR FELIZ DE SOFRER PELO NOME DE JESUS E SABER QUE O MUNDO SÓ NOS ODEIA PORQUE JAZ SOB O MALIGNO E QUE NOS ODEIA PORQUE ODEIA AO SENHOR JESUS!
Vamos poder ser reconhecidos como cristãos realmente quando tivermos a loucura de que os apóstolos tiveram ao apanhar por estarem pregando e vivendo, não de acordo com o mundo, mas de acordo com a vontade de Deus e na graça do Senhor Jesus Cristo. Eles foram presos, açoitados, proibidos de pregar; Pedro diz que importava obedecer antes a Deus do que aos homens e depois de apanhar e tudo...
"Eles saíram da sala do Grande Conselhor, cheios de alegria, por terem sido achados digno de sofrer afrontas pelo nome de Jesus." (At 5,41)
Isso sim que é ser cristão! É ir contra o mundo! É nadar contra a correnteza! É ter a coragem de ser puro em meio a impureza que predomina! É não aceitar os modismos e os determinismos mundanos de como devemos viver a nossa vida e educar nossos filhos, mas nos deixar guiar pela poderosa Palavra de Deus! É saber que em tudo e em cada detalhe da nossa vida, sendo de Deus estamos travando uma batalha espiritual constante e infindável com o príncipe desse mundo de trevas!
Para quem é católico e não está gostando aí, porque estamos falando de satanás, aí vai, nas Sagradas Escrituras, o primeiro papa da Igreja, alertando-nos:
"Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhes fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós." (1Pd 5,8-9)
Ou seja: os cristãos verdadeiros estão sofrendo as aflições que Jesus disse, estão passando por dores no corpo e na alma, por coisas que não entendem, por desprezo, por rejeições, por ridiculo, por situações que só acontece com quem é realmente de Deus, mas não estamos sozinhos nessa empreitada - há irmãos na fé passando pelas mesmas coisas no mundo inteiro. Isso, de alguma forma, deve ser um consolo. Não sofremos sozinhos! Aliás, Jesus sofre conosco e permanece conosco até o fim.
"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20)
O que significa isso? É que esse mundo vai acabar! E o fim dele está próximo. Por isso devemos nos encher de esperança, retomar a confiança no Deus todo-poderoso, redobrar a vida de oração e deixar que ele conduza a nossa vida como ele quiser. Nós não nos pertencemos...
POR ESSE MOTIVO, VAMOS PARAR DE NOS ILUDIR COM ESSES IDEAIS COMUNISTAS E SOCIALISTAS QUE O DEMÔNIO INSPIROU A HOMENS MUNDANOS E LEVIANOS, E VAMOS NOS APEGAR A VERDADE DO EVANGELHO!
A nossa luta vai durar o tempo da nossa vida. Jó dizia que a vida do homem sobre a face da terra é uma luta (cf. Jó 7,1), ou seja, temos que parar de nos iludir de tentar construir o "céu na terra". O verdadeiro Céu na Terra acontece sobre os altares de nossas Igrejas, onde o mistério do calvário é posto diante dos nossos olhos e Jesus renova o seu sacrifício de amor por nós, de maneira incruenta, para nos fortalecer e nos sustentar nessa guerra.
Vamos encerrar com uma recomendação maravilhosa que São Paulo deu a comunidade de Roma e que hoje pode abrir os seus olhos e te levar a verdade de Deus, de uma vez por todas:
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,2)
 É UMA DECLARAÇÃO DE GUERRA O QUE VAMOS FAZER AGORA! O MUNDO PAGÃO E SOB O DOMÍNIO DO MALIGNO DIZ QUE DEUS NÃO EXISTE, QUE ELE ESTÁ MORTO, QUE ELE NÃO FAZ DIFERENÇA, COLOCANDO O HOMEM NO CENTRO DO UNIVERSO. AGORA VAMOS COLOCAR DEUS NO CENTRO E ACOLHER O PODER DA CRUZ DE CRISTO QUE É LOUCURA E ESCÂNDALO PARA ESSE MUNDO, MAS PARA NÓS, SALVAÇÃO E VIDA VERDADEIRA:
"Jesus querido, diante da tua cruz, quero me entregar e colocar todas as minhas aflições. Não está sendo fácil Senhor. As dificuldades são tamanhas que não tenho lembrado que estou em guerra contra o mundo, a carne e o demônio. Muitas vezes me esqueço e me deixo levar pela onda de novidades, de tecnologia, de modismos e acabo me adequando, me adaptando, me revestindo da mentalidade e do modo de viver do mundo...
Me perdoa Senhor, por ser tão fraco, tão mesquinho e tão hipócrita. Ao invés de dar testemunho e viver a fé verdadeira, como um autêntico cristão, tenho vivido uma fé morna com açucar, me identifcando e aplaudindo as máximas do mundo. Mas ajuda-me Senhor! Vem em socorro da minha falta de fé e falta de vergonha na cara! Não quero me conformar com esse mundo e com a realidade que me cerca, mas me dobrando diante da tua cruz, coloco toda essa realidade aos teus pés e peço que o Senhor faça a tua vontade acontecer.
Ainda que eu tenha que chorar, ainda que eu tenha que sofrer, ainda que eu tenha que passar por dores e sofrimentos, ainda que eu tenha que sangrar para não me entregar ao pecado. prefiro fazer isso do que deixar que o mundo tome conta de mim e do meu coração. Não, Senhor! Eu não aceito e renuncio a toda mentalidade mundana que tem me envolvido, aliciado e guiado a minha vida. Quero ser cristão de verdade! 
Quero pedir que o Espírito Santo que vem da tua paixão, que vem da tua cruz, que vem pelas tuas chagas, agora venha sobre a minha vida e traga contrição e arrependimento ao meu coração. Me leva Espírito de Deus às chagas de Cristo. Eu ressuscitei com Cristo no meu batismo e minha vida está escondida com Cristo em Deus. Eu quero me esconder agora nas chagas do Senhor; por isso suplico em nome de Jesus: leva-me Espírito Santo. 
Renova minha experiência com o amor desse Deus enlouquecido de amor por mim, que sofreu os maiores ultrajes que um ser humano poderia sofrer, continuou me amando até o fim, continua me amando, e me convida a trilhar os mesmos passos que ele trilhou. Vem em socorro da minha ignorância e me enche com as coisas do céu.
Se posso te pedir uma graça especial nesse momento, Espírito Santo, é que você opere uma obra de desmundanização em minha história. Vem me libertar do mundo. Jesus me tirou do mundo, me escolheu e me fez para viver no mundo mas não ser mundano. Ajuda-me a ser de Deus, a ter os pensamentos e o coração de Cristo. Atrai-me a sua Palavra! Atrai-me a Santa Missa! Atrai-me a adoração! Atrai-me a vida verdadeira, desapegada das coisas da terra e apegada as coisas do céu.
Nesse mês mariano, te peço Espírito Santo, renova minha devoção a sua esposa santíssima. Ajuda-me a ser um escravo que preste! Ajuda-me a agradar minha rainha e deixar que ela tome conta dos meus negócios corporais, espirituais, financeiros, temporais e eternos. 
Entrego tudo a ti minha mãe! Sou todo vosso, e tudo o que possuo é vosso; para sempre! Intercede por mim e me leva no teu colo, me protege sob o teu manto sagrado e me gera no teu ventre para ser santo, para agradar a Cristo na minha e na minha morte. Amém!
Bendito seja o Senhor Jesus, agora e para sempre. Toda glória, louvor e adoração ao Senhor, por tua cruz, por tuas 5.480 pancadas. Por todo o sofrimento redentor do Senhor, que me atrai ao Céu. Glórias ao teu nome Senhor. Todo louvor e adoração a ti! Obrigado por tua graça e tua presença que me enchem nesse momento. Aleluia! Amém!"
Com a comunidade Colo de Deus queremos adorar e adentrar o Santo dos Santos.
Ainda com eles queremos pedir que Deus renove a fé e esperança em nosso coração, assim de modo Espontâneo.
Pedimos que Deus nos dê a graça que precisamos de que caia as escamas dos nossos olhos e dê-nos essa ordem: Desperta!
E já que todas as músicas de hoje são da Colo de Deus, vamos encerrar ao som deles pedindo e clamando Vem Senhor Jesus - Maranatha!
"Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu. E por isto SUSPIRAMOS e ANELAMOS ser sobrevestidos da nossa habitação celeste, contanto que sejamos achados vestidos e não despidos. Pois, enquanto permenecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos de uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito. Por isso, estamos sempre cheios confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheio de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." (2Cor 5,1-10)

Que Deus nos encha de esperança e forças para não desistirmos de lutar até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...